avaliar
A avaliação é uma operação complexa que envolve desde logo a definição de critérios, objectivos e quantificação de resultados. Acresce uma outra dificuldade: a heterogeneidade dos avaliadores que munidos da sua perspectiva nela se refugiam e escudam. A dificuldade final ou inicial reside na terminologia: não estamos de facto, embora estejamos reunidos in praesentia, a falar a mesma língua, ou a usar os termos para indicar o mesmo significado e alturas há em que acho que não devemos estar a falar do mesmo aluno. Numa reunião de 6º ano distribuem-se Não Satisfaz a Formação Cívica. Não sei se esse NS é uma aviso em tom de ameaça, se é um resultado, soma de um comportamento sempre mau desde o início, ou castigo por rebeldia problemática, ainda uma dor de cabeça por resolver... Os miúdos recebem assim mais uma negativa, maior se torna o obstáculo que terão de ultrapassar.... Estes miúdos não são incendiários de cacifos, e há muito que ouço dizer: "não é com vinagre que se apanham moscas...." Formação Cívica!!! Sendo a primeira avaliação agora, que estará a ser avaliado? Expectativas erradas geram resultados frustrantes. Não(me)Satisfaz seria mais franco e honesto. A votação desta nota pareceu-me descabida e "pedia" resposta. Já conheci miúdos com maior ignorância cívica. Mais terroristas e mais rudes. Não sendo anarquista e pese embora a "benção" de dar a estes "ganapos" uma disciplina prática, a mim não me agridem, ouvem-me, portam-se mais ou menos. Não os acho uma nódoa. Não tenho Não Satisfaz para nenhum. E o que a mim mais me perturba é o facto de ter como norma de avaliação procurar julgar o trabalho( produto e processo) da pessoa, não a pessoa. Nem todos actuam desta forma.... Parecem ter definidos modelos de Ser e isso é limitativo e perigoso.... coisas que me irritam.... |
0 Comments:
Post a Comment
<< Home