bipolar

26 January 2006

anúncio de jornal

"Personagens de romances e histórias mais breves compareçam.Assim começava o anúncio que Ana colocou no jornal.Tencionava escrever um livro, capaz de suscitar paixões e ódios, best-seller que se lesse compulsivamente em qualquer lado, até com o autocarro em movimento.Mas ainda não passara do segundo capítulo capítulo e estava já no quarto dia de criação em regime de exclusividade.Agora estava pregada às mesas, sempre de cadeira em riste, em casa ou no café horas a fio.Ana queria escrever um livro porque a sua vida não dava nem para crónica, não preenchia sequer as seis linhas da notícia de jornal.Pelo menos na necrologia é garantido!Pensava ela com o seu humor de tom escuro!Estava farta de horários e rotinas, rame-rame do dia-à-dia, de bordões e frases feitas; de lhe falarem do que já sabia ou não a interessava de todo.Tinha saudades do espanto, dos "Ahs" e Ohs" e momentos tinha que até os "uis" de aflicção eram recordados com nostalgia.Lia poesia, mas por achá-la sintéctica nunca experimentara fazer versos.
Precisava de encher a sua vida de enredos e figuras.Como terapia resolveu escrever uma história.Mas as personagens estavam difíceis de arranjar.Precisava de um herói para o seu livro.Não vinha tal categoria mencionada nas páginas amarelas e teve então a idéia do anúncio de jornal.Para evitar pedantes, convencidos e vaidosos não pediu heróis, mas personagens, podia ser que resultasse!!


pintura de Carlos Carreiro.

9 Comments:

At 1:10 PM, Blogger digoeu said...

obrigada, blue moon, por teres gostado tanto!!
;)

 
At 1:49 AM, Blogger ricardo said...

:D
pediu personagens...muito bem, muito bem!!!!
bjocas e bom fim-de-semana

 
At 5:52 AM, Blogger digoeu said...

parece que te agradou, blue sheep!
;)

 
At 9:20 AM, Blogger Maria Liberdade said...

E resultou?

 
At 12:50 PM, Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Este "anúncio de Jornal" está FABULOSO!

Parabéns pela ideia e pela escrita :)

Beijinhos

Bfs

 
At 3:11 PM, Blogger digoeu said...

sílvia, obrigada por cá passares!
um dia destes mostro-te como continua!!
;)
betty,"fabuloso"é uma palavra linda!!Que bom achares assim!!
;)

 
At 4:06 PM, Blogger Pétala said...

Eu poderia ser uma personagem para o livro da Ana... isto não é um "gabanço"... está longe de o ser, alás! Mas sou mesmo obrigada a reconhecer que as minhas frescas primaveras muito podem contar... Teria muito para partilhar com a Ana, certamente.
Obrigada por ter passado por la.

 
At 5:03 PM, Blogger digoeu said...

cada qual num momento teria uma coisa que o faria capaz de entar num livro, de aventuras,de suspense, de insólito e fantástico...agora entar para o livro da vida de alguém pode requerer mais do que um percurso individual conturbado!

 
At 6:41 PM, Blogger GNM said...

E a personagem, apareceu?

Passa um excelente fim de semana!

Fica bem e sorri...

 

Post a Comment

<< Home